quinta-feira, 25 de setembro de 2014

UM POUCO DE ARTE - FRIDA KAHLO




Provavelmente em algum momento na sua vida você já deve ter ouvido esse nome, provavelmente tenha sido na aula de artes e provavelmente você não se lembre!

Frida foi uma mulher muito intensa, estava bem a frente da década na qual vivia, participou de diversas lutas pelo feminismo e igualdade ela dizia ser "a filha da revolução" e a diferença de Frida era que conseguia encontrar nas suas dores uma maneira de transcender para as telas.

Ela foi a primeira pintora mexicana a expor no museu do Louvre em Paris, logo apos expôs em Nova York fazendo com que todos ficassem surpresos, as pessoas começaram a considerar sua obra como surrealista porem Frida disse "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade"; 

A vida de Frida foi extremamente difícil, aos seis anos de idade contraiu poliomielite o que deixou um dos seus pés atrofiado e uma das pernas mais fina, graças a isso ela começou a utilizar calças e saias exóticas e se tornou uma de suas marcas mais pessoais, mas foi aos 18 anos que ela sofreu o acidente mais grave que a deixaria com diversas fraturas pelo resto da vida.

Como Frida ficou muito tempo de cama para recuperação, seus pais colocaram um espelho sobre a cama de Kahlo e um cavalete para ela pintar deitada foi ai que surgiu sua primeira obra auto retrato dedicada ao seu noivo que a abandonou. 

Logo apos recuperada Frida entra no partido comunista mexicano e conhece Diego Rivera um grande artista da epoca ao qual apresenta suas obras. Rivera e Frida tiveram algo tão intenso que se casaram um ano depois de terem se conhecido em 1929;

Infelizmente pelo acidente ocorrido com Frida ela não conseguia engravidar, sofrendo diversos abortos, no primeiro ela teve que usar um colete de gesso e no segundo ela foi internada em Detroit - EUA e então sua mãe faleceu, no terceiro tiveram que amputar os dedos do pé dela graças a uma contusão na infância. 

A relação com Rivera ficou complicada quando Frida descobriu que ele a atraiu com sua irmã e então se separam oficialmente e ficaram indo e vindo e depois de um tempo se casaram novamente (oficialmente);

Depois da morte de seus pais Kahlo se muda com Diego para casa deles, a casa azul.

Frida faleceu aos 47 anos e Diego como em forma de homenagem transforma a casa azul na qual Kahlo passou parte de sua vida em um museu com diversos objetos e documentários inéditos, além de desenhos, fotografias, vestidos e livros. Apos 3 anos da abertura do museu Diego falece. 

Agora para finalizar deixo algumas das artes mais importantes de Frida e se você se interessou pela vida e arte de Frida Kahlo existe um documentário chamado Frida lançado em 2002;

Vestido de torciopelo - 1926 (obra dedicada ao noivo que a abandonou)


Colar de espinhos e beija-flor1940
Coluna Partida - 1944
O veado ferido - 1946
Cabelo Solto - 1947

Diego e Eu - 1949